sábado, novembro 21, 2009

Bela Lugosi





Depois de assistir esses belos tributos, eu vou ter que rever O GATO PRETO e correr atrás de tirar o meu atraso com outras duas versões de Poe com Lugosi: O CORVO e ASSASSINATOS NA RUA MORGUE.

Os dois vídeos usaram O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky.

quinta-feira, novembro 19, 2009

The Man Got It!!

Lauren Bacall e Gordon Willis também são (e muito) merecedores de tal homenagem, mas a estrela da noite de 14 de novembro foi Roger Corman. Reparem na felicidade estampada no rosto deste monstro maior do cinema, um gênio da produção independente que nunca terá o seu posto ocupado por outra pessoa.


A felicidade de Corman é a mesma de todos os que o admiram e prestigiam estão sentindo. Foi preciso chegar 2009 para Corman ter em mãos o símbolo do reconhecimento mais significativo do cinema americano em termos de premiação que seus pupilos conseguiram ao longo dos anos. Pouco antes de entregar o Oscar ao seu mentor, Jonathan Demme perguntou a todos os presentes: "Por que demorou tanto?"

Mas além deste reconhecimento pra lá de atrasado, existe uma outra pergunta que a gente se faz: Por que a Academia não incluiu essa homenagem que já deveria ter sido feita anos atrás na cerimônia em março de 2010? Mas só de pensar nas últimas cerimônias do Oscar, vem à mente do quanto o tempo é desperdiçado em piadas dos apresentadores e números musicais que dispensam maiores comentários.

É isso aí, o dia do Rei chegou. Os súditos de Corman o saúdam neste grande e emocionante momento de sua vida, que por si só, foi um festival de emoções vividas e também compartilhadas através das obras que ele nos deixou e que agora estão em fase de produção.

Vídeos da cerimônia:

Ron Howard saúda Roger Corman

Quentin Tarantino fala de Corman (1a. parte)

Quentin Tarantino fala de Corman (2a. parte)

Jonathan Demme entrega o Oscar à Roger Corman

quarta-feira, novembro 18, 2009

terça-feira, novembro 17, 2009

Teaser de MARA



O filme promete algo que está ausente em FROSTBITTEN e DEIXE ELA ENTRAR: uma gata sueca. MARA foi rodado em seis dias, tem como protagonista a modelo Angelica Jansson e se encontra em pós-produção para ser lançado em fevereiro de 2010, segundo Pidde Andersson, amigo do Vá e Veja.

Se o vídeo e minhas palavras não bastam, então eu vou apelar:


RIP, Gentlemen

Edward Woodward
1930 - 2009

Paul Wendkos
1922 - 2009

quinta-feira, novembro 12, 2009

CineFlash, 5 anos

Dois longas assistidos no CineFantasy

Shadow (2009, ITA) - de Federico Zampaglione

É bom demais assistir algo como SHADOW em tempos que o cinema de horror está sendo tão generalizado pelos críticos e preconceituosos de plantão. Caso raro entre as produções recentes do gênero, ele investe pesado na criação de uma atmosfera, ao invés de ser mais outro filme de tortura. Há um flerte com esse estilo, gerando momentos que fizeram alguns expectadores saírem do Cine Olido. Até eu que posso ser chamado de 'macaco velho' fiquei desconfortável num deles. Detalhe: A ação de violência física não é explícita, mas sim o resultado dela.

SHADOW vem sendo anunciado como o renascimento do horror italiano. Não é tudo isso, claro. Há uma tendência que não me agrada nos mais de 90% dos filmes de gênero atuais: o manjado e esperado final surpreendente. A conclusão é muito boa, mas ela acaba chegando de forma muito repentina, quebrando um pouco do clima que Federico Zampaglione construiu tão bem. Mesmo assim, esse segundo filme do então líder do grupo Tiromancino mostra um diretor capaz de amadurecer surpreendentemente. Não o comparem a Rob Zombie, por favor.

Ah, e não visitem o site oficial nem a página do filme do IMDB. A lista dos créditos de elenco é um SPOILER dos brabos.


The Revenant (2009, USA) - de D. Kerry Prior

Pode anotar: THE REVENANT será um cult instantâneo daqui a algum tempo. Assisti no domingo à tarde e até agora ele não saiu da cabeça. É um 'buddy movie' levado a extremos. Eu sempre digo sem receio de parecer chato e careta demais: roteiro e elenco. Se brincar, esse filme é ainda melhor que SHAUN OF THE DEAD. A primeira referência que me veio à cabeça é RE-ANIMATOR, o clássico de Stuart Gordon, em termos da combinação entre horror e comédia funcionar extremamente bem aqui.

Torço bastante pelo sucesso deste filme e espero que ele não venha a ser lançado direto em DVD. THE REVENANT é para ser visto no cinema, ser curtido como experiência coletiva. Na exibição ocorrida na Biblioteca Viriato Corrêa, fez o público rir descontroladamente e ficar apreensivo num estalar de dedos.

David Anders e Chris Wylde estão fabulosos como a dupla inusitada de amigos. Já D. Kerry Prior dá uma aula de como tirar o melhor de seu baixo orçamento. Em momento algum, a produção parece o filme pequeno que é. Os efeitos do filme são um ponto forte porque Prior é técnico de efeitos especiais (trabalhou inclusive para Don Coscarelli nas três continuações de FANTASMA e BUBBA HO-TEP) e o espectador pode ver o quanto ele se diverte fazendo eles.

E me diga, com sinceridade... qual outro filme você verá uma cabeça decepada falando com a ajudinha de um vibrador no pescoço? Gordon e Yuzna devem estar se mordendo por não terem conseguido filmar essa idéia primeiro.

quarta-feira, novembro 11, 2009

Hoje no CineFantasy

IMPERDÍVEL!


Ainda hoje, início da cobertura do festival.

quinta-feira, novembro 05, 2009

4o. Curta Fantástico em São Paulo

Vá e Veja estará presente!


HORROR - FICÇÃO CIENTÍFICA - FANTASIA

Datas: 06 à 15 de novembro 2009

O Festival Curta Fantástico é um evento especialmente criado para o cinema fantástico e seu universo.

Aí vem a pergunta: O que é o fantástico?

Subgênero do cinema ficcional, o fantástico é descrito como narrativas que trazem elementos não reais, sobrenaturais. No cinema fantástico temos os seguintes gêneros: HORROR, FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA.

O festival que já está em sua 4ª edição acontece na capital paulista gratuitamente*, exibindo uma mostra competitiva para curtas-metragens fantásticos nacionais e internacionais e uma mostra paralela que conta com sessões especiais de filmes do Brasil e do mundo (longas e curtas), bate-papos com convidados, além de palestras, workshops e oficinas.

No ano passado foram mais de 160 filmes exibidos, 72 sessões, 8 premiações, mais de 10 convidados brasileiros e estrangeiros, 6 espaços, 23 atividades e público de 3 mil pessoas. Além de celebrar um gênero mágico e maravilhoso, o FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO tem um objetivo que vai mais longe, que seria fortalecer o cinema brasileiro, apoiando cineastas que buscam outras "caras" para o cinema nacional. Oferecemos um local onde esses produtores possam apresentar seu trabalho ao público, pois acreditamos que só com a variedade, quantidade e qualidade das produções nacionais é que o cinema brasileiro vai ganhar corpo e ter capacidade de sustentar seus profissionais.

Locais: Centro Cultural Banco do Brasil

Cine Olido (ao lado da Galeria do Rock)

Sala Luiz Sérgio Person (Bb.Viriato Corrêa)

Festa de Entrega da Premiação: 16 de Novembro

*Entradas gratuitas no CCBB e Viriato Corrêa - Entrada no Cine Olido:R$1,00 (estudante paga meia)

Informações e programação completa: http://www.cinefantastico.com.br

MAD BLOG is back!!

http://zagarino.blogspot.com

Frank Zagarino recomenda!